Aposentadoria do servidor público em debate
Próximos do prazo limite para optar pelo RS-Prev, previdência complementar do Estado do RS, os servidores públicos têm mais uma oportunidade para esclarecer suas dúvidas. Na próxima sexta-feira, 4 de agosto, acontece o painel “A Previdência no serviço público – como será nossa aposentadoria?”. O encontro é uma realização do Afocefe Sindicato (Técnicos Tributários) e do Sindicirgs (Auditores do Estado).
Em pauta, os planos de Previdência do servidor público estadual e os cenários e perspectivas com a reforma da Previdência. O objetivo do evento é debater como fica o benefício para o novo servidor público (que ingressou no Estado partir de 19 de agosto de 2016) e como funciona a opção pelo novo regime para os antigos servidores. De acordo com o Auditor do Estado Jociê Rocha Pereira, diretor Financeiro do Sindicirgs, a opção pelo RS-Prev representa uma mudança radical na aposentadoria do servidor. “Não é só uma mera alteração legislativa, é uma quebra de paradigma mesmo. A responsabilidade da aposentadoria do servidor público não é mais somente do Estado. Passa a ter uma grande aproximação da aposentadoria da iniciativa privada, e o resultado final da aposentadoria complementar vai depender muito das decisões do próprio servidor”, afirma. No início deste ano, o Sindicirgs foi uma das primeiras entidades a promover um encontro sobre o novo regime previdenciário, com a realização de seminário sobre o tema e a apresentação de simulações de cenários.
Participam do debate Ivan Bechara Filho, diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do RS (RS-Prev), o atuário Francisco Humberto Simões Magro, o deputado estadual Pedro Ruas, Eduardo Uhlein, diretor de Assuntos Previdenciários da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Vilson Antônio Romero, presidente da Associação Nacional dos Fiscais da Previdência (Anfip), e o deputado federal Pepe Vargas.
O evento é aberto ao público, e acontece das 8h30min às 12h, com dois painéis (um a partir das 9h, e o segundo, às 11h), no auditório da AIAMU, Rua dos Andradas, 1234, 8º andar.