Projeto MudaMundo em Casimiro de Abreu/RJ

Realizada em parceria com a Carioca Engenharia, a iniciativa tem o objetivo de disseminar valores entre
os alunos das escolas públicas do município

Buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país, a Carioca Engenharia fechou uma parceria com a empresa Signi para realização do projeto MudaMundo em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. Com participação gratuita, a iniciativa conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, além da Secretaria Municipal de Educação da cidade. As atividades – oficinas e apresentação de teatro – acontecem entre os dias 13 e 16 de abril (conforme a agenda abaixo).

O MudaMundo é voltado para a disseminação de conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. O projeto é destinado a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a educação, quanto para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos.

A estrutura do projeto se desdobra em oficinas de sensibilização para educadores, apresentação do teatro MudaMundo para as crianças, além da distribuição de kits compostos por livro infantil, com quatro histórias escritas no formato do roteiro teatral, e uma cartilha para o professor, com sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula. Com os temas inclusão, respeito às diferenças, cooperação e a importância do trabalho em grupo, há sugestões de jogos cooperativos, que também são trabalhados com os personagens do livro.

“O objetivo da ação é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno, propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente, bullying, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças”, comenta a coordenadora geral do projeto MudaMundo, Cristiane Ostermann.

Essa é a primeira vez que o município recebe o projeto, que já acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros. Para apresentação do teatro MudaMundo, o grupo teatral Cuidado Que Mancha chega com novidades. Com um novo cenário e novos bonecos, eles contam as histórias do menino João utilizando materiais recicláveis e naturais.

O projeto já percorreu 101 cidades, atingindo diretamente 59.824 crianças, 9.837 professores, com 4.221 mil escolas municipais e estaduais envolvidas. Mais de 259 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas. Informações sobre como participar das atividades do Projeto MudaMundo podem ser obtidas pelo telefone (51) 3019-3913 ou pelo e-mail mudamundo@mudamundo.com.br.

Oficina para professores
13 e 14/04 – Auditório Secretaria Municipal de Educação