Som na escola

A partir do uso da música, iniciativa promove atividades pedagógicas que retratam os conteúdos trabalhados na Educação Infantil.

A partir de canções inéditas que retratam os conteúdos trabalhados na Educação Infantil, O PROJETO SOM NA ESCOLA – EDUCAÇÃO INFANTIL oferece às crianças livro com atividades pedagógicas e, aos professores, material de apoio especialmente elaborado para o uso da música como recurso pedagógico em sala de aula. As canções compostas para o projeto, encartadas em CD, são apresentadas aos professores em oficinas de capacitação. A iniciativa também contempla um espetáculo musical para todos os envolvidos e demais desdobramentos e informações nas redes sociais.

Os objetivos são incentivar os professores a utilizar a música como recurso pedagógico em sala de aula, introduzir na educação infantil estilos e ritmos musicais variados, oferecer ao professor subsídios criativos para trabalhar temas relevantes ao universo infantil em sala de aula, oferecer às crianças informação musical e contribuir para a diversificação das atividades desenvolvidas na educação infantil.

Para isso, será feita a distribuição de 1,4 mil livros com atividades pedagógicas para crianças, acompanhado de CD contendo 11 músicas com temas vinculados à educação infantil, distribuição de 110 cadernos de apoio ao professor, realização de seis oficinas de capacitação para professores, criação de um site com atividades complementares e interativas, distribuição de 30 exemplares do livro em Braille, realização de dois espetáculos musicais, no lançamento e no encerramento do projeto.

Realizado pela empresa Signi e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, a concepção do projeto é do músico Flávio Adonis, a coordenação pedagógica de Patrícia Moura Pinto e as ilustrações de Jorge Herrmann.

Por quê com música?

A música é uma linguagem com a qual o sujeito é capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela atravessa as diferentes culturas e consiste numa importante forma de expressão humana, estando presente em nossas vidas diariamente e desde muito cedo. Ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos e, por isso, é fundamental considerar seu trabalho na Educação Infantil.

Atividades que envolvem música promovem a socialização bem como trocas de aprendizagem entre os sujeitos envolvidos. As crianças aprendem mais em relação à leitura quando interagem nas diferentes linguagens e com objetivos distintos. Nesse sentido, trabalhar a música como um gênero textual seria contemplar belos momentos de interação, alegria e aprendizado.

A prática pedagógica associada à linguagem musical e às diversas formas de exploração desse gênero pode atribuir maior significação à aprendizagem das crianças de maneira lúdica e atraente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3019.3913.