Treino sob medida

O mínimo é o máximo: treino sob medida para quem quer saúde sem tomar muito tempo

Rotina de trabalho intensa, cuidados com a casa e a família, dedicação aos estudos: tudo exige tempo e saúde. A base da saúde, boa forma e de um corpo equilibrado é um sistema de músculos ativo. Trabalhar o corpo para mantê-lo saudável, ocupando o mínimo tempo para um resultado máximo é o que permite a nova tecnologia para condicionamento físico que segue o conceito de eletroestimulação muscular (EMS).

No Brasil, o método é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Sua aplicação vendo sendo ampliada em academias especializadas e clínicas estéticas.

A falta de tempo não é mais desculpa. O método integral produz resultados rápidos e perceptíveis. Em uma sessão de 20 minutos semanais é possível estimular simultaneamente até 300 músculos, equivalendo a uma hora e meia de treino.

O método é utilizado há tempos para a reabilitação. Atletas de alta performance, jogadores de futebol de grandes clubes da Europa e esportistas fazem uso da EMS para aumentar ainda mais o desempenho e os resultados positivos dos treinos físicos que realizam.

Como funciona: utilizando uma roupa especial (um colete com fios e eletrodos) que emite uma corrente elétrica de baixa frequência. Durante 20 minutos, o treinador aplica séries de exercícios funcionais, que são feitos em velocidade lenta e sem peso, porém com a resistência gerada pelo estímulo elétrico, intercalando quatro segundos de contração muscular e quatro de repouso.

A força exercida pela corrente elétrica dificulta os movimentos, fazendo com que executar o treino até o fim represente um desafio. Nos dias seguintes à sessão, a pessoa pode ‘sentir o treino’, como se tivesse feito, pelo menos três aulas de musculação durante a semana.

Efeitos positivos: tonifica os músculos, reduz a gordura corporal, a celulite e a flacidez, diminui dores nas costas, melhora força, aptidão, resistência e estética corporal, o metabolismo é acelerado. As contrações musculares estimulam a produção de colágeno e o fluxo sanguíneo na pele. O consumo de energia aumenta de forma duradoura.

FONTE: Matheus Elias Ferrareze, consultor técnico da Miha Brasil.

A Miha Bodytech, empresa alemã líder no segmento, avança no país com a tecnologia EMS. O gaúcho Matheus Elias Ferrareze, consultor técnico da Miha Brasil, vem preparando os profissionais dos espaços que estão adotando a técnica. Recentemente, deu treinamento em São Paulo, e em abril, será a vez de Fortaleza receber a capacitação. Ferrareze é educador físico, mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Ufrgs, e está concluindo o doutorado sobre eletroestimulação muscular, na mesma instituição.